REDLARA: Acreditação
Processo de Acreditação Em 1997, inicia-se o processo de Acreditação, com o objetivo de promover um melhor funcionamentos dos centros associados à RED e garante a veracidade dos dados enviados ao Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida (RLA). Requisitos para a Acreditação: Qualquer centro que tenha interesse em associar-se a REDLARA deve: » Durante a visita de acreditação, deverão estar presentes o Diretor Clínico e o Diretor do Laboratório. Quando se pergunta pela existência de critérios, protocolos, controles, etc., deve-se entender que solicitamos que estejam escritos ou documentados e que sejam mostrados quando o acreditador o solicite. A documentação correspondente às perguntas marcadas com o símbolo & deverão ser mostradas sempre. Outras evidências (certificações de instrumentos, bioensaios de meios comerciais, etc.) devem ser mostradas se o acreditador as solicita. Após completar o questionário de avaliação, deverá ser assinado pelo Diretor Médico do Centro e o Diretor del Laboratório. No caso de que uma pergunta não se aplique ao Centro, deverá explicar-se no mesmo lugar do Questionário, dando as razões pelo qual Não aplica. Estas perguntas serão deduzidas do total no momento de estabelecer a porcentagem de respostas adequadas obtidas. Se um centro acumula 85 a 94% de respostas adequadas às perguntas de Categoria 1 e 75% de respostas cumpridas às perguntas Categoria 2, receberá uma ACREDITAÇÃO CONDICIONAL, com o prazo de 1 ano para resolver as falências encontradas. Ao término deste período, o Comitê de Acreditação avaliará as modificações realizadas pelo centro e fará sua recomendação ao Conselho de Diretores. DOWNLOADS
Etapas do processo de acreditação:
Pontos a serem avaliados durante a visita de acreditação:
ESCLARECIMENTO IMPORTANTE:
Avaliação:
Classificação das perguntas: existem quatro tipos de perguntas:
Categoria 1: INDISPENSÁVEL
Categoria 2: MUITO IMPORTANTE
Categoria 3: IMPORTANTE
Categoria 4: SUGERIDO
Para conseguir sua ACREDITAÇÃO, o centro deve cumprir com: 95 a 100% das perguntas Categoria 1 (para os procedimentos que realiza) e 75% das perguntas Categoria 2.
Para obter sua ASSOCIAÇÃO, o centro deve reunir: 76 a 84% de respostas às perguntas de Categoria 1 e 75% de respostas às perguntas Categoria 2.
Se um centro acumula 70- 75% de respostas cumpridas às perguntas de Categoria 1 e 50% de respostas às perguntas de Categoria 2, receberá uma ASSOCIAÇÃO CONDICIONAL, com o prazo de 1 ano para resolver as falências encontradas. Ao término deste período, o Comitê de Acreditação avaliará as modificações realizadas pelo centro e fará sua recomendação ao Conselho de Diretores. Os dados relatados por estes centros não serão incorporados ao Registro Latinoamericano.
Caso não chegue a reunir o número de respostas aceitáveis, o centro se manterá como NÃO ACREDITADO.
Processo de avaliação - depois de realizada a visita:
Os acreditadores relatam os resultados diretamente ao Comitê de Acreditação e realizam seus comentários e sugestões sobre os centros visitados. Para tomar esta decisão, o Comité se baseia nas normas de acreditação, nos formulários de avaliação (Check list) e nos comentários que os acreditadores realizam depois das visitas. O Comitê apresenta sua decisão ao Conselho de Diretores (CD) e este toma a decisão final.
Resultado:
Um centro pode resultar acreditado, associado ou não acreditado. Cada centro visitado recebe uma carta com as sugestões realizadas pelos Acreditadores. Estas sugestões têm por objetivo melhorar a qualidade de atenção de cada centro a seus pacientes.
Os centros que resultem associados poderão manter esta condição por um período máximo de 3 anos, quando serão novamente visitados. Igualmente, aqueles centros que resultem não acreditados, poderão permanecer como centro postulante e após realizar as correções assinaladas pelo acreditador, no prazo de 1 ano, poderão solicitar visita novamente.
Tudo sobre acreditação.
Tem alguma dúvida?
Estamos a sua disposição.