O que é?

REDLARA: Normas

  CURSO BÁSICO PARA A GESTÃO DA INFERTILIDADE  
  Curso de Baixa Complexidade para Clínicos do PEC Online  
 
Objetivo: Fornecer ao ginecologista obstetra os conhecimentos básicos atuais necessários para melhorar a qualidade do atendimento aos casais inférteis através de avaliação clínica apropriada, tratamento eficiente e encaminhamento oportuno. 
 
Dirigido a: médicos com ou sem especialização em ginecologia e obstetrícia interessados em ampliar seus conhecimentos na área da medicina reprodutiva.
 
Duração: aproximadamente 6 meses - 21 sessões semanais on-line de 2 horas nas quais serão analisados os principais tópicos, artigos e discussão de cenários clínicos com palestrantes reconhecidos na área, divididos em uma apresentação do tópico em slides e um artigo relacionado ao tópico, com tempo para perguntas e esclarecimentos. 
 
Carga horária:
»  147 horas, sendo 21 sessões semanais, divididas em:
21 sessões semanais de 2 horas de duração 42 h
3 horas de preparação semanal do aluno 63 h
2 horas semanais para preparo e elaboração de tese    42 h
 
»  Sessões semanais de 2 horas  (ver calendário em programação):
Classe por Zoom  30-40 min
Discussão (perguntas & respostas) 20-30 min
Apresentação de um artigo recente 30-40 min
Discussão (perguntas & respostas) 10-20 min
Perguntas finais do tema      10 min
 
Assistência: 75% ou mais, sendo um requisito para poder participar do exame final e da tese.
Tese: relato de caso, revisão de literatura, etc., que será acompanhada e classificada por um dos orientadores do curso; deve ser inédita e pode ou não ser submetida ao conselho editorial da revista de Reprodução Assistida JBRA da REDLARA.
Exame final: Obrigatório, para a conclusão do curso. Modalidade de exame: presencial, em um dos Congressos da REDLARA.
 
Dinâmica:
  • O estudante receberá do professor, pelo menos uma semana antes da sessão de Zoom, um ou mais artigos recentes que ele considere relevantes para serem apresentados e discutidos na sessão, ele também poderá acrescentar outros artigos ou referências para uma maior compreensão do assunto.
  • O aluno deve estudar as horas designadas antes de cada sessão e começar a preparar cada semana sua tese final com a assessoria do tutor que ele selecionar e aceitar. Eles devem estar presentes alguns minutos antes da sessão, pois a sessão começará na hora exata e será feita uma chamada nominal.
  • Durante a aula de Zoom, é necessário que o aluno se conecte por computador (a conexão por telefone ou iPad não é aceita como presença válida), mantenha o vídeo aberto e o microfone ligado em modo mudo, o qual será ligado quando for necessário. Será considerado como não comparecimento, se o aluno estiver realizando outras atividades (dirigir em um carro, dando consulta, estar conectado por telefone, etc.) ou se sua conexão ou vídeo for interrompida durante a maior parte da sessão.
  • Na data designada, o estudante apresentará uma tese sobre o tema de seu interesse.
  • O exame final será realizado de forma presencial em um dos congressos da REDLARA. 
  • A nota mínima para o exame final é de 70%; tese: 30%.
  • Nota de aprovação: ≥ 70% ou mais. Nota ≤50%: necessidade de reiniciar o curso. Nota entre 51 e 69%: uma nova oportunidade será dada para fazer o próximo exame final sem a necessidade de fazer novamente o curso.
  • Estudantes aprovados: receberão seu certificado durante o congresso da REDLARA que fizeram o exame, em uma cerimônia que anunciaremos no devido tempo.
  • REDLARA enviará seu acesso à plataforma Zoom um dia antes de sua aula. 
 
Certificado: Ao concluir com sucesso o curso, REDLARA concederá o certificado durante o mesmo congresso REDLARA que tenha realizado o exame final, em uma cerimônia que será anunciada no devido tempo. É necessária a participação do aluno em pelo menos 75% das aulas, sendo exigida uma nota mínima final ( ≥ 70%).
 
Valores do curso:
Curso Básico em Gestão de Infertilidade (Baixa Complexidade para Clínicos): USD 500
Direito ao exame final: USD 150
 
Membros da REDLARA: 
Cada centro associado pode inscrever 01 profissional com um desconto de 50%, por curso (não incluindo o exame final), sendo necessário que o membro previamente inscrito tenha concluído o curso em sua totalidade para inscrever outro profissional com o benefício do desconto. 
Membros individuais têm 25% de desconto na taxa de inscrição no curso, mas não na taxa do exame final.
 
 
  CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM REPRODUÇÃO ASSISTIDA LATO SENSO  
  Curso de Alta Complexidade para Clínicos do PEC Online  
 
Objetivo: Fornecer ao ginecologista obstetra os conhecimentos básicos atuais necessários para melhorar a qualidade dos cuidados para casais inférteis que requerem reprodução assistida através de avaliação clínica, laboratorial e laboratorial apropriada, preparação individualizada e tratamento de escolha, bem como as medidas adicionais necessárias para aumentar a probabilidade de trazer para casa uma criança saudável. 
 
Dirigido a: Ginecologistas obstetras interessados em expandir seus conhecimentos na área de reprodução assistida e seus avanços, bem como os conceitos básicos da medicina reprodutiva.
 
Duração: aproximadamente 12 meses - 40 sessões semanais on-line de 2 horas de duração nas quais serão analisados os principais tópicos, artigos e discussão de cenários clínicos com palestrantes reconhecidos na área, divididos em uma apresentação do tópico em slides e um artigo relacionado ao tópico, com tempo para perguntas e esclarecimentos. Observação prática: 15 dias.
 
Carga horária:
360 horas, sendo 40 sessões semanais, divididas em:
40 sessões semanais de 2 horas de duração 80 h
3 horas de preparação semanal do aluno 120 h
15 dias de prática em um centro tutor de REDLARA   80 h
2 horas semanais para preparo e elaboração de tese 80 h
 
Sessões semanais de 2 horas  (ver calendário em programação):
Classe por Zoom  30-40 min
Discussão (perguntas & respostas) 20-30 min
Apresentação de um artigo recente 30-40 min
Discussão (perguntas & respostas) 10-20 min
Perguntas finais do tema      10 min
 
Observação prática: 15 dias no centro tutor, de caráter obrigatório.
 
Assistência: 75% ou mais, sendo um requisito para poder participar da observação prática, do exame final e da tese.
Tese: Obrigatório (relatório de caso, revisão de literatura, etc.), que será acompanhado e classificado pelo tutor prático do curso; deve ser inédito e pode ou não ser submetido ao comitê editorial da revista REDLARA Reprodução Assistida JBRA.
 
Exame final: Obrigatório, para a conclusão do curso. Modalidade de exame: presencial, em um dos congressos da REDLARA.
 
Dinâmica:
  • O aluno receberá do professor pelo menos uma semana antes da sessão de Zoom um ou mais artigos recentes que ele considere relevantes para serem apresentados e discutidos na sessão, e poderá também acrescentar outros artigos ou referências para uma melhor compreensão do tópico.
  • O aluno deverá estudar durante as horas designadas antes de cada sessão e começar a preparar cada semana sua tese final com a assessoria do tutor que ele selecionar e aceitar de acordo com sua carga de trabalho. O aluno deve estar presente alguns minutos antes da sessão, pois no momento exato em que a sessão será iniciada e uma chamada nominal será feita.
  • Durante a aula de Zoom, é necessário que o aluno se conecte por computador (a conexão por telefone ou iPad não é aceita como presença válida), mantenha o vídeo aberto e o microfone ligado em modo mudo, que será ligado quando for necessário. Será considerado como não comparecimento, se você estiver realizando outras atividades (dirigir um carro, dando consulta, conectar-se por telefone, etc.) ou se sua conexão ou vídeo for interrompida durante a maior parte da sessão.
  • No último período do curso, o aluno realizará a observação prática de um máximo de 15 dias no centro tutor (após evidência de freqüência de mais de 75% das sessões).
  • Observação prática: compreende a assistência no centro tutor, onde o aluno realizará observação prática das atividades realizadas no centro (consultas, procedimentos de reprodução assistida, sessões de ensino, revisões bibliográficas, análise de casos clínicos e interação com o pessoal do centro), sempre respeitando as diretrizes estabelecidas para a conduta durante sua estadia, que serão explicadas por seu tutor.
  • Na data designada, o aluno apresentará uma tese sobre o assunto de seu interesse.
  • O exame final será realizado pessoalmente em um dos congressos da REDLARA. 
  • A nota de aprovação no exame final é de 70%; tese: 30% (relatório de caso ou revisão bibliográfica, que pode ou não ser publicada na Reprodução Assistida JBRA).
  • Nota de aprovação: ≥ 70% ou superior. Nota ≤50%: necessidade de reiniciar o curso. Nota entre 51 e 69%: uma nova oportunidade será dada para fazer o próximo exame final sem a necessidade de fazer novamente o curso.
  • Estudantes aprovados: receberão seu certificado durante o congresso da REDLARA que fizeram o exame, em uma cerimônia que anunciaremos no devido tempo.
  • REDLARA enviará seu acesso à plataforma Zoom um dia antes de sua aula. 
 
Certificado: Após a conclusão bem sucedida do curso, REDLARA concederá o certificado durante o mesmo congresso REDLARA que ocorreu o exame final, em uma cerimônia a ser anunciada oportunamente. É necessária a participação do aluno em pelo menos 75% das aulas, sendo exigida uma nota mínima final (≥ 70%).
 
Valores do curso:
Curso de Especialização em Reprodução Assistida Lato Senso (Curso de Alta Complexidade para Clínicos): USD 1.000
Observação prática: a ser pago diretamente ao centro tutor prático no momento da observação prática: USD 150
Exame final: USD 150
 
Membros da REDLARA: 
Cada centro associado pode inscrever 01 profissional com um desconto de 50% (não incluindo o custo da observação prática, nem o exame final), sendo necessário que o membro previamente inscrito tenha concluído o curso em sua totalidade, a fim de poder inscrever outro profissional com o benefício do desconto. 
Membros individuais têm 25% de desconto, mas não na taxa da Observação prática e do exame final.
 
 
  CURSO EMBRIOLOGIA CLÍNICA  
 
Objetivos: 
  I - Atualizar a formação teórica dos embriologistas clínicos da REDLARA ou de outros interessados nessa área. 
  II – Discutir, atualizar e trocar informações práticas.
 
Dirigido a:  Médicos, Geneticistas, Biólogos, Biomédicos, Bioquímicos, Veterinários. Outros: consultar a administração (info@redlara.com).
 
Duração aproximada: 2 anos. 
 
Dinâmica:
  • A REDLARA enviará material teórico online - por e-mail ou pela plataforma do site (questões, aulas, vídeos), assim como leituras e recomendações de estudo, que têm por objetivo ampliar seu conhecimento sobre os temas a serem desenvolvidos pelo aluno. Estas leituras, em sua maioria, são trabalhos científicos publicados (a maioria, em Inglês). 
  • O curso está dividido em 5 módulos (revisar programação do curso). Somente a aprovação na parte teórica do curso permitirá que o aluno tenha direito ao exame final.
  • O tutor responsável aprovará o aluno que obtiver nota média final igual ou superior a 6 (seis) em cada avaliação, habilitando-o a realizar a parte prática.
  • Completada a parte prática, o tutor comunicará à REDLARA se este aluno está apto a realizar o exame final, no mesmo local e data dos principais Congressos da REDLARA.
Notas para o Curso Embriologia Clínica:
Somente cursando os 5 módulos de forma sequencial, o aluno poderá inscrever-se no exame final e receber o certificado de conclusão, uma vez que tenha sido aprovado no mesmo. Caso opte por realizar algum módulo individualmente (mas não o curso em sua totalidade e na sua seqüência), o aluno receberá uma declaração do módulo específico.
 
Certificado de conclusão: será concedido somente mediante a participação do aluno em todas as etapas do curso e se este obtiver a nota média final para aprovação (≥ 7.0).
REDLARA, instituição internacional, outorga um certificado de aprovação, que é reconhecido por sua qualidade e conteúdo programático, que atende de forma abrangente o dia-a-dia de um profissional da área da reprodução assistida.
A entrega do certificado se realiza no mesmo congresso onde o aluno realizou o exame final.
 
Valores do curso: 
» Módulo I (Aspectos básicos e clínicos para o Embriologista): USD 1.000
» Módulo II (Fundamentos laboratoriais do processo de fertilização e cultivo de embriões):  USD 1,000
» Módulo III (Micromanipulação de gametas e embriões):  USD 1,000
» Módulo IV (Criopreservação de Gametas e Embriões):  USD 800
» Módulo V (Genética e Bioética para o Embriologista Clínico):  USD 600 
» Prática de laboratorio de módulos I a IV (valor por cada prática realizada):  USD 200
» Direito de exame final: USD 150
 
Membros REDLARA: Cada centro associado poderá inscrever a 01 profissional, sem custo, sendo necessário que o aluno tenha concluído o curso completamente (até a aprovação no exame final) para que outro membro possa usufruir deste benefício . 
Membros de centros associados à REDLARA pagam somente o custo da prática no laboratório dos módulos 2, 3 e 4. 
Membros individuais têm 25% de desconto (não se aplica a la práctica y al examen final).
 
 
 
  CURSO ENFERMAGEM  
 
Objetivos: 
I - Atualizar a formação teórica dos profissionais de assistência em reprodução assistida. 
II – Discutir, atualizar e trocar informações práticas.
 
Dirigido a:  enfermeiros, matronas, instrumentados cirúrgicos, obstetras que atue regularmente ou participe das atividades de um centro de Reprodução Assistida com um mínimo de 150 ciclos/ano e antiguidade laboral de pelo menos 3 anos. Outros: consultar a administração (info@redlara.com).
 
Duração aproximada: 12 meses. 
 
Dinâmica:
  • A REDLARA enviará material teórico online - por e-mail ou pela plataforma do site (questões, aulas, vídeos), assim como leituras e recomendações de estudo, que têm por objetivo ampliar seu conhecimento sobre os temas a serem desenvolvidos pelo aluno. Estas leituras, em sua maioria, são trabalhos científicos publicados (a maioria, em Inglês). 
  • O curso está dividido em 7 módulos (revisar programação do curso).
  • Cada aluno terá 2 tutores:   »a« tutor geral: que o acompanhará durante todo o curso, a escolha do aluno; caso haja muita demanda para um tutor, destinaremos outro.    »b«tutor encargado do módulo: que receberá perguntas, revisará e qualificará o trabalho do módulo.
  • O tutor responsável pelo módulo aprovará o aluno que obtiver nota média final igual ou superior a 6 (seis) em cada avaliação.
 
Notas para o Curso Enfermagem:
1- Não está considerada atividade presencial (prática).
2- Não há exame final presencial, sendo que a aprovação no curso se dá mediante a aprovação durante o desenvolvimento dos 7 módulos.
  
Certificado de conclusão: será concedido somente mediante a participação do aluno em todas as etapas do curso e se este obtiver nota média para aprovação (≥6.0).
REDLARA, instituição internacional, outorga um certificado de aprovação, que é reconhecido por sua qualidade e conteúdo programático, que atende de forma abrangente o dia-a-dia de um profissional da área da reprodução assistida.
A entrega do certificado se realizará em algum dos congressos da REDLARA ou por meio de plataforma Zoom (virtual).
 
Valor do curso:  USD 200.
 
Membros REDLARA: Cada centro associado poderá inscrever a 01 profissional, sem custo, sendo necessário que o aluno tenha concluído o curso completamente para que outro membro possa usufruir deste benefício.  
Sócios individuais têm 25% de desconto. 
 
 
 
  FAQ  
  • O que acontece se reprovo um capítulo ou módulo?
  • O tutor concederá um prazo adicional para que possa revisar o material do aluno, e fornecerá uma nova qualificação, com pontuação menor.
  • O que acontece se reprovo o exame final (cursos clínico e embriologia clínica)?
  • Está permitido 1 tentativa mais, em um próximo Congresso da REDLARA.
  • Está permitido trancar o curso?
  • Sim, somente 1 vez, porém, não é possível manter a vaga no centro tutor, estando sujeito a nova seleção durante o período de inscrições.
  • Quantas vezes posso inscrever-me ao curso, no caso de não haver podido concluí-lo, utilizando a vaga sem custo de membro?
  • Cada membro poderá inscrever-se uma vez somente utilizando a vaga de membro, sem custo. Caso solicite uma segunda inscrição, corresponde fazê-lo efetuando o pagamento correspondente.
  • Quanto tempo tenho para realizar a prática, após concluído o curso teórico (para os cursos clínico e embriologia clínica)?
  • 12 meses.
  • Quanto tempo tenho para prestar exame final, após concluído o curso teórico-prático (para os cursos clínico e embriologia clínica)?
  • Até 2 anos. Após este período, o curso caduca.

Tem alguma dúvida?

Estamos a sua disposição.

ERB2
EDUCAÇÃO REDLARA PEC ONLINE

Glossário revisado da Terminologia das Técnicas de Reprodução Assistida (TRA), 2009. Comintê Internacional para Monitorização da Tecnologia Reprodutoiva Assistida (ICMART) e Organização Mundial de Saúde (OMS)