Certificação

REDLARA: Perguntas frequentes

1) Por que ter uma certificação para exercer a profissão?

A certificação de profissionais em qualquer área tem como objetivo a avaliação daqueles que nela trabalham, garantindo que eles tenham treinamento adequado e conhecimentos e habilidades apropriadas para o exercício de sua profissão. É um certificado de especialização, para o qual o profissional deve primeiro ter um diploma universitário e depois praticar e obter o certificado que garante a especialização em uma determinada área. As certificações são geralmente emitidas por sociedades científicas e não por universidades. Ter uma certificação é uma garantia de excelência.  

 

2) Por que a REDLARA concede certificações?

Na América Latina, REDLARA tem se destacado por sua educação continuada através de congressos anuais nos diferentes países que a compõem e seu Programa de Educação Continuada Online (PEC Online) com cursos para clínicos, embriologistas e enfermeiros, parteiras, obstetras ou obstetras. Também, um dos pilares da REDLARA é  o Registro Latinoamericano de Reproducción Asistida, que envolve a acreditação dos centros que reportam seus dados anualmente a ele. Portanto, REDLARA é a organização científica latino-americana mais adequada para certificar profissionais dedicados à medicina reprodutiva e garantir o nível de excelência que os pacientes da região merecem. 

 

3) Por que obter uma certificação REDLARA?

Porque a certificação valida seus conhecimentos e habilidades, promove a excelência e é uma boa carta de apresentação no currículo de qualquer profissional. Além disso, permite melhores oportunidades de trabalho e acesso a cargos de gerência em centros de reprodução assistida na região.

 

4) Tenho que formalizar minha inscrição como membro individual da REDLARA para solicitar a certificação? 

Se você faz parte da equipe que trabalha em um dos centros acreditados pela REDLARA, não precisa se registrar como membro individual, mas se não for, o primeiro passo a tomar é registrar-se como membro individual da REDLARA. A adesão individual permitirá que você seja certificado e recertificado no futuro, além de ter várias vantagens que você pode ver no site https://redlara.com.

 

5) Quais são os passos que devo seguir para solicitar o exame de certificação?

Você deve solicitar a(s) certificação(ões) correspondente(s) enviando o formulário único de solicitação encontrado no site https://redlara.com para certificacionredlara@gmail.com. Além disso, você deve transferir para a conta REDLARA USD 100 para a revisão de sua solicitação e fazer os exames, enviando um recibo da transferência para o mesmo e-mail. O comitê de avaliação analisará sua inscrição e, se ela for aceita, você receberá um e-mail com instruções para fazer o exame on-line, que ocorrerá no máximo 30 dias após receber sua inscrição e antes do início do congresso.

 

6) Posso ser certificado sem fazer exames?

Excepcionalmente, o Comitê de Certificação tem autoridade para conceder certificações vitalícias, sem a necessidade de fazer exames, a profissionais excepcionais para sua carreira e compromisso com a REDLARA, tais como aqueles que são ou foram Presidentes, Vice-Presidentes, Diretores Regionais, Coordenadores e membros dos Comitês e outros. Para isso, os interessados devem enviar um e-mail com a solicitação para certificacionredlara@gmail.com anexando seus antecedentes no formulário de solicitação único. O comitê avaliará o pedido com base em seus méritos e responderá dentro de um período de um mês. Os certificados correspondentes serão enviados a você por e-mail e seus nomes serão publicados na página web https://redlara.com. 

 

7) Quanto tempo dura a certificação?

As certificações terão uma duração de 4 anos com a possibilidade de recertificação por mais 4 anos, o que implica apenas uma revisão dos antecedentes e méritos e o pagamento das taxas correspondentes para os diplomas. 

 

8) As certificações já concedidas continuarão por 3 anos ou serão prorrogadas por mais um ano?

As certificações e re-certificações concedidas até 31 de dezembro de 2019 duram 3 anos, após os quais devem ser re-certificadas e, nesta nova oportunidade, a duração será de 4 anos.

 

9) Como posso solicitar a recertificação?

Você pode solicitar a recertificação por mais 4 anos sem ter que fazer um novo exame. Para isso, você deve ser membro de um centro credenciado REDLARA ou membro individual da REDLARA com suas anuidades em dia e enviar sua solicitação no formulário de solicitação único (encontrado no site https://redlara.com) para certificacionredlara@gmail.com. Os profissionais certificados devem ser de excelência, manter-se atualizados e ativos na especialidade em que trabalham. Após 8 anos de certificação, você deve reapresentar sua solicitação como se fosse a primeira vez que é certificado e deve fazer novamente os exames correspondentes. 

 

10) Quem avaliará meu histórico para solicitar a certificação e a recertificação?

As aplicações são avaliadas pelo Comitê de Certificação REDLARA em conjunto com o Diretor Regional correspondente.

 

11) Quando vou receber meu certificado?

Você receberá seu certificado por e-mail assim que tiver cumprido todos os requisitos para ele (solicitação, apresentação de informações de base e pagamento da solicitação no caso da primeira certificação ou da certificação de 8 anos, aceitação da solicitação, realização do exame no caso da primeira certificação ou da certificação de 8 anos e pagamento da taxa para o diploma). 

 

12) Preciso ser certificado se trabalhar em um centro acreditado pela REDLARA que está em dia com suas obrigações? 

Sim, trabalhar em um centro acreditado não implica que você esteja automaticamente certificado. A certificação é uma forma de garantir a adequação dos profissionais que trabalham em centros de reprodução assistida e é independente da acreditação dos centros. 

 

13) Posso ser certificado se não trabalhar em um centro acreditado pela REDLARA?

Sim, todos os profissionais que trabalham em reprodução assistida, mesmo que trabalhem em centros não credenciados, podem se juntar à REDLARA como membros individuais. Uma vez membro individual, qualquer profissional pode se candidatar a ser certificado pela REDLARA.

 

14) Como estudar para o exame de certificação?

A primeira maneira de estudar é guiada pela lista de conteúdos que aparece na seção de certificações do site https://redlara.com. Além disso, durante o congresso geral e em alguns congressos regionais, há cursos de preparação para os diferentes exames antes que os candidatos os façam. 

 

15) Há uma bibliografia a ser estudada?

O conteúdo para preparar a lista de conteúdos é publicado nos guias clínicos da REDLARA e em outros guias e artigos científicos publicados em periódicos da especialidade. REDLARA promove a excelência e espera que os candidatos sejam certificados para poder fazer uma busca sistemática de informações sobre cada tópico. Os tópicos são básicos e a maioria dos tópicos só precisará ser revista e atualizada, pois eles deveriam ter sido parte da especialidade que escolheram. 

 

16) Posso fazer vários exames no mesmo dia? 

Sim, você pode fazer vários exames ao mesmo tempo, especialmente considerando que alguns são requisitos para outros, como o Diretor Médico do Centro de Reprodução Assistida (requer um médico especialista em medicina reprodutiva) e o Diretor do Laboratório de Reprodução Assistida (requer um embriologista especialista em um laboratório de reprodução assistida e um técnico de laboratório de andrologia). 

 

17) Posso solicitar a certificação se eu estiver fazendo o PEC Online? 

O PEC Online é um curso de pós-graduação que lhe dará as ferramentas para aprofundar seus conhecimentos em Reprodução Assistida e lhe renderá pontos para aceitação pelo comitê de avaliação de credenciais. Recomendamos que você o complete antes de solicitar a certificação. 

 

18) Posso solicitar a certificação em embriologia, genética e laboratório de andrologia se eu não tiver estudos de pós-graduação?

Sim, mas recomendamos que se tome o PEC Online antes de solicitar a certificação, pois as perguntas exigem conhecimentos detalhados de biologia e medicina reprodutiva que um especialista na área deve ter. Se você tem anos de experiência na área de reprodução assistida e não tem estudos de pós-graduação, você também pode estudar os tópicos propostos e fazer os exames.

 

19) Posso ser certificado automaticamente sem fazer um exame se eu tiver outras certificações internacionais?  

 Não. Você deve atender às exigências da REDLARA e fazer o(s) exame(s) correspondente(s).

 

20) Posso me qualificar para as certificações se eu não cumprir o tempo de experiência de trabalho necessário para cada uma delas? 

Não, o tempo de experiência de trabalho exigido pela REDLARA para cada especialidade é necessário para se qualificar para o exame de certificação correspondente.

 

21) Posso fazer novamente o exame se eu não passar?

Sim. Você pode solicitar novamente e aceitá-lo quantas vezes for necessário para passar, pagando a taxa correspondente para seu novo pedido de certificação, como se fosse a primeira vez.

 

22) Se minha recertificação for recusada, posso fazer uma nova aplicação?

Sim, você pode reaplicar, mas somente mais uma vez, quando tiver reunido mais informações para apoiar sua recertificação.

 

23) O que devo fazer se tiver dúvidas sobre o processo de certificação ou re-certificação e a preparação dos exames?

Você pode escrever para certificacionredlara@gmail.com