Centros asociados a REDLARA
 
Queridos amigos da REDE:
Com a idéia de promover o debate, a discussão e a reflexão sobre Aspectos Bioéticos em Reprodução Assistida, queremos convidá-los a participar deste FÓRUM expressando suas idéias, experiências e opiniões. Intercambiar idéias neste espaço contribuirá para nossa formação em Bioética, o que nos servirá para estimular os programas de informação e difusão de conhecimentos sobre Bioética em nossas comunidades, para que os pacientes e legisladores possam tomar melhores decisões informadas para a busca genuína de seu próprio bem-estar, assim como o bem comum.
INSEMINAÇÕES PÓS-MORTE
O Biólogo Eduardo Sanz desde EUA nos faz a seguinte consulta:
Propriedade de uma amostra de sêmen.
Recebemos uma solicitação muito estranha em nosso programa de FIV: uma jovem solicitou congelar o sêmen de seu noivo. Ela disse que a única amostra disponível estava dentro dela porque eles tiveram relações sexuais e ele faleceu logo após. Discutimos entre os membros de nosso grupo quanto à propriedade da amostra de sêmen. A amostra pertence ao homem que a produz, mas levando-se em conta que estava dentro dela, pode ser considerada propriedade dela?
Ela pode assinar um formulário de consentimento para congelar aquela amostra para ser usada em algum procedimento no futuro?
 
Roberto Infante - 25/10/2006
  En conjunto son muchos los problemas éticos que plantean las TRA. En el caso de IA post mortem de jóvenes viudas se crea la problemática de aceptar si las mujeres sin pareja pueden beneficiarse de algunas de estas técnicas, como se ha discutido en el parlamento de algunos países.
Algunos centros rechazan la donación de semen a mujeres solas, hecho que contrasta con la adopción de niños, ya que una mujer sola, bajo ciertas circunstancias puede legalmente adoptar un niño.
Podrían entonces los hombres solos, parejas de mujeres u homosexuales pretender el beneficio de estas técnicas? O podrían aplicarse cuando no haya indicación terapéutica de infertilidad?
Algunos son partidarios de prohibir la donación de semen o de embriones a mujeres solas o a parejas lesbianas, argumentando que se trataría de una desviación a las TRA, ya que esas exigencias no serian más que la satisfacción de conveniencias personales.
Desde los años 80 la Comision Warnock enfatizo que los tratamientos para la infertilidad de la pareja no son tratamientos en el sentido real del termino, ya que con esta terapéutica no se va a salvar la vida de seres humanos, sino mas bien responde al deseo legítimamente humano, o dicho de otro modo, a una conveniencia personal, ya que el deseo de un hijo, expresado en el seno de la pareja, es al fin y al cabo, una motivación personal.
Deseo destacar las palabras de Augusto León: Los objetivos éticos al emprender nuevas búsquedas en el campo de la salud aceptan dos grandes principios:
Primero, el riesgo potencial para el paciente no debe ser desproporcionado a la relación con el beneficio esperado
Segundo, no debe producirse daño alguno, o ser muy leve en otras personas.
Estos dos conceptos tan simples han guiado durante cientos de años el comportamiento de los médicos. Se les conoce como bases programáticas de la ética en medicina.

Felicitaciones por esta extraordinaria iniciativa en temas de ética y moral que nos permite sentirnos humanos y engrandecer nuestro espíritu junto a la ciencia.
 
As opiniões médicas aqui expressas não são opiniões oficiais da Rede Latino-americana de Reprodução Assistida. Cada médico individualmente é responsável pelo que escrever.
Clique aqui para enviar uma resposta ao tema em discussão
 
Qual tema você em gostaria de ver em discussão no nosso Fórum?
Clique aqui para enviar sua sugestão!
 
 
 
:: Veja os temas anteriores ::
Embriões no reclamados
Ethics on ART
PROIBIÇÃO DE FIV NA COSTA RICA
Um homem grávido
Inseminação artificial com doador
Bernardo e Camila
Alicia e Sara
Doação de sêmen
FIV
Um caso de PGD
Anonimato dos doadores e Direito à identidade
FIV com DNA de 3 pessoas
Forum Laboratório
A filha pode ser sua doadora de óvulos?
pHmeter
 
Qual tema você em gostaria de ver em discussão no nosso Fórum?
  Clique aqui para enviar sua sugestão
 
 
Home
Área Restrita
Quem somos
Registro
Acreditação
Pec Online
Congressos
Publicações
Dúvidas
Fórum
Contato
 
 
Nesta seção, você encontrará dados sobre os centros acreditados e afiliados pertencentes à Rede Latino-americana de Reprodução Assistida.