Centros asociados a REDLARA
 
FAQ
Preguntas más frecuentes para la Certificación REDLARA

1. Por que ser certificado para a prática profissional?
A certificação profissional certifica que uma pessoa tem a formação profissional formal, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para o exercício adequado da reprodução assistida. Na América Latina, a REDLARA tem sido destacada pela educação continuada, pela acreditação dos centros e pelo Registro Latino-americano de Reprodução Assistida; portanto, é o organismo internacional mais adequado para certificar os profissionais que se dedicam à medicina reprodutiva e para assegurar o nível de excelência que os pacientes merecem.

2. Quais são os passos que deve seguir um profissional para realizar o exame de certificação?
Qualquer pessoa que pretenda realizar o exame deve ser membro individual da REDLARA e deve fazer os tramites dentro das datas estipuladas pela instituição. O profissional deve preencher e enviar para a secretaria da REDLARA (info@redlara.com) o seu currículo detalhado na Planilha de credenciais, (arquivo de Excel encontrado em nosso site) e ter em dia os documentos que demonstrem que atende os requisitos (ver apresentação de informativa de certificações). A comissão de avaliação irá considerar a formação universitária, a experiência profissional, o nível de competência técnica e o tempo de experiência. Uma vez que o currículo é verificado, o profissional receberá um e-mail convidando-o a realizar o exame na data estabelecida pela REDLARA ou a informação de que foi certificado pela sua trajetória, sem precisar fazer o exame de certificação. Só se aplica a isenção do exame aos profissionais que possuam mais de 10 anos de atuação em técnicas de reprodução assistida, uma vez que o seu currículo for avaliado pela Comissão de Avaliação de Credenciais.

3. O desempenho profissional na área de Reprodução Assistida isenta a apresentação ao exame de certificação em qualquer área e confere a certificação?
Não. A pessoa que possui mais de 10 anos de trabalho na área em que deseja ser certificado pode preencher a planilha de credenciais e optar pela isenção da realização do exame por credenciais. O profissional deve enviar o seu curriculum vitae preenchido no formato solicitado pela REDLARA na planilha de credenciais. A Comissão de Avaliação irá responder se isenta ou não a realização do exame de certificação profissional correspondente e no Congresso Geral da REDLARA o profissional receberá a certificação na especialidade correspondente.

4. Quando será realizado o exame de certificação 2015? Quando serão os exames posteriores?
O exame de certificação será realizado dia 26 março de 2015, após um curso de apoio para os exames. Os exames posteriores serão durante os congressos regionais ou no Congresso Geral da REDLARA, com inscrição previa e atendendo as exigências de requisitos acadêmicos e de desempenho profissional.

5. Quando serão realizados os cursos de apoio para o exame 2015?
Os cursos serão realizados antes de cada congresso da REDLARA. No Congresso Geral 2015 de Lima, Peru, haverá um curso de preparação para os exames deste ano.

6. Posso realizar vários exames no mesmo dia?
Existem exames para: Médico Certificado em Reprodução Assistida (MRA), Embriologista Clínico Certificado (CE), Laboratorista Certificado em Andrologia Clínica (AC), Geneticista Reprodutivo Certificado (GREC), Diretor de Laboratório de Reprodução Assistida Certificado (DLRA) e Diretor Médico do Centro de Medicina Reprodutiva (DMRA). Todos os exames podem ser realizados no mesmo dia, inclusive os de Diretor do Laboratório e Diretor Médico. O tempo máximo estimado para o exame é de duas horas.

7. A certificação profissional recebida vale para sempre?
Não. Todos os anos os profissionais certificados devem completar um número de créditos na sua formação profissional, em publicações, na formação de recursos humanos, etc. com pontuações estabelecidas pela REDLARA para manter a certificação ativa. Esse requisito tem o intuito de que os profissionais certificados sejam pessoas de excelência, atualizados e ativos dentro da especialidade que representam.

8. Devo formalizar a minha inscrição como membro individual da REDLARA para se candidatar a certificação?
Sim. A primeira coisa a fazer é se inscrever como membro individual da REDLARA. A inscrição individual no futuro permitirá a avaliação das suas credenciais para a re-certificação anual.

9. Se eu estou fazendo o PEC-Online, posso fazer o exame de certificação?
O PEC-Online é um curso de pós-graduação que lhe dará as ferramentas para aprofundar o conhecimento na área de Reprodução Assistida e soma pontos para a aceitação pela Comissão de Avaliação de Credenciais. Recomendamos a finalização do PEC-Online antes de se candidatar para a certificação.

10. Se eu não tenho pós-graduação, posso optar pela certificação em Andrologia e Embriologia?
Sim, mas recomendamos fazer o PEC-Online antes de se candidatar para a certificação, porque as perguntas do mesmo exigem conhecimento detalhado de biologia e de medicina reprodutiva que uma especialidade na área deve fornecer. Serão bem-vindos um mestrado, uma especialidade ou um doutorado na área. Se você tem anos de experiência na área de Reprodução Assistida e não tem pós-graduação, você pode estudar os conteúdos propostos e realizar o exame.

11. Se eu não tenho formação profissional formal na área, posso solicitar a certificação para Diretor de Laboratório?
Se eu tenho 10 anos de experiência comprovada em reprodução assistida e não tenho mestrado ou doutorado, posso solicitar a certificação como Diretor de Laboratório?
Sim. Se você tiver mais de 10 anos na área e aprovou o PEC-Online você pode optar pela certificação de Diretor de Laboratório sem realizar o exame. Para dar a oportunidade de integrar os profissionais de trajetória destacada na área (mais de 10 anos no cargo) que não fizeram o PEC-Online ou outros estudos de pós-graduação, se dará uma moratória até 2018, na qual poderão optar para a certificação como Diretor de Laboratório, realizando os exames necessários. Também podem fazer o PEC-Online e solicitar para 2018 a certificação sem fazer o exame. Todos os profissionais que atualmente são Diretores de Laboratório, com menos de 10 anos no cargo e que não têm graduação, têm a oportunidade de realizar o exame de certificação. Aconselha-se a fazer o PEC Online. É importante lembrar que a partir de 2018, todos os Diretores de laboratório certificados devem ter estudos formais de pós-graduação na área.

12. A REDLARA vai solicitar que os profissionais que trabalham na área da reprodução assistida sejam certificados?
Sim. Para futuras re-acreditações dos centros, será solicitado que seus profissionais e seus membros individuais sejam certificados.

13. Se eu tenho outra certificação internacional, automaticamente sou certificado pela REDLARA?
Não. Você deve realizar o exame da REDLARA.

14. Se eu não possuo o tempo de experiência de trabalho necessário para cada certificação, posso realizar os exames de certificação REDLARA?
Não. O tempo de experiência laboral exigido pela REDLARA para casa especialidade é necessário para realizar o exame de certificação correspondente.

15. Se eu não aprovo algum dos exames, posso realizá-lo novamente em outro momento?
Sim. Você pode realizá-lo em outras oportunidades, pagando a inscrição correspondente, até que seja aprovado.

16. Como realizo o pagamento relativo à certificação?
De preferência em dinheiro no Congresso Geral em Lima ou ao seu Diretor Regional ou a outra pessoa em seu país que o seu diretor lhe indicar. Para se qualificar para a certificação é necessário ser um Membro Individual.

17. Em que formato devo enviar meu currículo?
a. Existe um arquivo de Excel chamado "Credenciais para as certificações", que deve ser completado obrigatoriamente.
i. Este arquivo está dentro dos documentos à direita na seção de certificações.
                b.  O objetivo deste formato é padronizar a avaliação das credenciais para os diferentes profissionais.

18. Preciso ter experiência de trabalho para ser certificado?

a.  Sim e a informação está disponível em www.redlara.com para cada uma das categorias.
b. É válido também a experiência em centros não credenciados REDLARA, o importante é que o trabalho tenha sido formal.

19. Sou da REDLARA desde a sua fundação, meu Centro envia seus dados ao Registro Latino-americano e está acreditado ou associado à REDLARA. Já sou um membro individual?
Até 2014, a REDLARA era uma comunidade que agrupava os Centros de Reprodução Assistida. Atualmente a REDLARA promove o registro como membro individual e cada pessoa de cada centro, credenciado ou não, pode registrar-se como um membro individual. A inscrição como membro individual é necessário para solicitar a certificação.

20. A certificação tem valor acadêmico universitário?

A certificação de profissionais em qualquer área tem como objetivo avaliar os profissionais que se dedicam à medicina reprodutiva, para reafirmar que eles apresentam a formação profissional formal, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para o bom exercício da reprodução assistida. É um certificado de especialização, para o qual, o profissional deve primeiro ter um diploma universitário e, depois de ter a prática profissional, obtendo o certificado que garante a experiência na área. As certificações são emitidas normalmente por sociedades profissionais e de especialistas na área e não por universidades. Na América Latina, a REDLARA é o órgão mais adequado para a emissão dessas certificações.

21. Existe uma lista com a bibliografia para estudar?
Os conteúdos abordados para cada uma das certificações estão na página da REDLARA na sessão de “Certificações”. Toda a informação necessária esta publicada nas revistas científicas e livros especializados. A REDLARA promove a excelência e espera que os candidatos à certificação sejam capazes de realizar uma busca sistemática de informações na Internet sobre cada conteúdo. Os temas são básicos e a maioria dos tópicos provavelmente somente será repassada pelos candidatos, já que os temas foram estudados para desenvolver a especialidade escolhida. No PubMed, os candidatos podem consultar algumas revistas, cujos artigos estão disponíveis gratuitamente.

 
 

Credenciales para certificaciones

FAQ

Temas de Certificación en Embriología Clinica

Temario de para la certificación en Andrología

Temario - Curso de certificación médicos

Certificación en Reprogenética

Temário para a certificação de DLRA

Home
Área Restrita
Quem somos
Registro
Acreditação
Pec Online
Congressos
Publicações
Dúvidas
Fórum
Contato
 
 
Nesta seção, você encontrará dados sobre os centros acreditados e afiliados pertencentes à Rede Latino-americana de Reprodução Assistida.